terça-feira, 1 de julho de 2008

.Batalha do Conhecimento – 4° etapa, junho 2008.

É isso ai rapaziada! Chegamos à quarta etapa da Batalha do Conhecimento e a chapa tá ficando cada vez mais quente! O sistema de pontos torna a disputa acirrada, ninguém quer ficar de fora da grande final e, pra isso, os MC´s seguem comparecendo e atirando o que têm de melhor em matéria de rimas improvisadas. Com um olho no quadro e outro na platéia os MC´s proporcionaram, mais uma vez, um belo espetáculo. Vamos ver o que aconteceu em mais essa noite de batidas e rimas.

Como de costume, a BdC foi aberta com a exibição de um filme. A bola da vez foi o clássico “The harder they come”, estrelado pelo cantor de reggae Jimmy Cliff. O filme mostra a trajetória de um cantor, interpretado por Jimmy, que se envolve no tráfico de drogas. O jovem artista se envolve numa violenta escalada pelo mundo do crime, a medida que sua imagem como cantor ganha projeção. Vale a pena conferir a película, procure numa locadora próxima do seu barraco.

As batalhas já começaram pegando fogo, nesta edição tivemos embates de qualidade desde a primeira fase. O primeiro deles foi entre Drope mais sinistro e Bblô, onde até o aquecimento global virou assunto com o uso da palavra extinção, que havia sido proposta no quadro.

Na seqüência uma batalha, no mínimo, inusitada. MC Grilo, natural de São Gonçalo, conseguiu enfrentar um adversário vindo de um lugar ainda mais longe. O MC Gringo, o cara é gringo mesmo!, deu um belo exemplo de espírito esportivo. Batalhando não apenas contra seu oponente, mas enfrentando também a barreira lingüística, Gringo arriscou um português malandro pra encaixar rimas que divertiram a platéia.

Emissário, um dos favoritos da galera, foi abatido pela sagacidade de TH. O MC que veio do outro lado da poça usou o nome da sua cidade na rima: “É incrível, se a cidade é tipo um carro, Niterói é um conversível”. Mais uma prova da força dos MC´s que vem do lado de lá.

A primeira fase contou ainda com uma batalha entre dois MC´s de peso, Drope EJC e Sheep. O confronto entre DJ Bola e LC, e um “duelo árabe”, entre Ozama e Maomé, que fechou com a seguinte rima: “Bolado ou não, essa rima é minha. Hoje o papo é sério, não tem nada de piadinha”. Pra suavizar o clima nada melhor do que a presença do histórico MC Bacon, que enfrentou e venceu Ernesto. Pra fechar, uma batalha tão disputada que teve de ser decidida voto a voto. Bizarro e Rico batalharam por cada “mão pra cima”, e no final Rico levou a melhor, com 48 votos contra 44.

A tabela da 1ª fase ficou assim (vencedor marcado em negrito):

Drope mais sinistro X Bblô

Grilo X Gringo

Emissário X TH

Drope EJC X Sheep

Ozama X Maomé

DJ Bola X LC

Bacon X Ernesto

Bizarro X Rico

A segunda fase começou com Drope mais sinistro superando MC Grilo. Outro Drope, o EJC, enfrentou e venceu TH. O veterano Bacon foi surpreendido e caiu diante do poder de fogo de Rico. Mas a grande batalha da segunda fase foi o duelo entre LC e Maomé. O primeiro, niteroiense, vem se destacando a cada etapa da BdC; o segundo, apesar de jovem, já ostenta títulos e participações em batalhas de nível nacional. O resultado desse encontro só poderia ser um: batalha de alto nível. No final das contas prevaleceu o bom momento de LC.

Antes de dar continuidade com as batalhas, Marechal convocou Dudu de Morro Agudo para apresentar algumas das músicas do recém lançado CD “Rolo compressor”. O disco foi produzido na tecnologia SMD, e é vendido por apenas R%6. Oriundo do município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Dudu cantou ao lado de dois parceiros também da BF: Bob-X e Léo da XIII. Juntos os três atacaram com o refrão “Êta país desonesto, todo mundo rouba e sou eu que não presto”. Além de rapper, Dudu coordena o coletivo Enraizados. Grupo que atua a partir dos elementos da cultura hip-hop, intervindo na vida de jovens de todo Brasil. Vale a pena dar uma conferida no trabalho realizado por essa rapaziada.

A tabela da 2ª fase ficou assim (vencedor marcado em negrito):

MC Grilo X Drope mais sinistro

TH X Drope EJC

Maomé X LC

Bacon X Rico

A semi-final começou com a inusitada batalha entre dois Dropes. Essa foi a batalha que mais se aproximou ao formato de enfrentamento das batalhas convencionais. Enquanto o Mais sinistro acusava o oponente de ser “o Drope genérico”; EJC se afirmava assim: “sou Patachó, quem me dera falar Tupy Guarani que nem a minha avó”. No outro confronto os MC´s LC e Rico usaram e abusaram das palavras e referências postas no quadro. “Hiroshima e Nagazaki / Complexo do Alemão tem crack”, foi a melhor tacada de Rico. LC respondeu e levou a melhor com: “Assim que eu sigo confuso / Que nem louco da cabeça caindo vários parafusos”.

A tabela da semi-final ficou assim (vencedor marcado em negrito):

Drope Mais sinistro X Drope EJC

Rico X LC

A grande final colocou frente a frente dois dos MC´s que mais vêm se destacando no ano de 2008. Para o público foi um privilégio poder acompanhar a batalha entre Drope EJC e LC, os dois improvisadores estão vivendo os melhores momentos de suas carreiras. Os temas finais, propostos por Dudu de Morro Agudo foram: universidade e vida. LC saiu na frente: “Na universidade da vida tem que observar tudo / O esquema é ter conteúdo”. Drope respondeu a altura: “Pode ser vida ou Davi / Aquele que derrubou o gigante, não sei, eu tô aqui”.

Obviamente a decisão foi levada para o 3° round. O tema, desta vez único, foi boa ação. Com a língua afiada LC não deu chances para o adversário: “Boa ação, boto o L e vira bolação / Letra do lado do C, nome do MC que ta na improvisação”. A platéia veio a baixo! O próprio Drope reconhecia ali a vitória de LC, que somando uma boa pontuação subiu na tabela e ficou ainda mais próximo de Nissin, líder da competição.

Final:
Drope EJC X LC

Tabela de pontuação:

Nissin: 30 pontos

LC: 25 pontos

Drope EJC: 22 pontos

Coé: 7 pontos

Losao: 7 pontos

Malone: 5 pontos

Rico: 4 pontos

TH: 4 pontos

Fael: 3 pontos

MP: 3 pontos

Emissário: 3 pontos

Yce: 2 pontos

Feijão: 2 pontos

Airá: 1 ponto

ODD: 1 ponto

Panão: 1 ponto

Maomé: 1 ponto

Gil: 1 ponto

Ozama : 1 ponto

Algumas palavras escritas no quadro:
Japão, nações ONU, pílula, exército, LUD, el nino, flores, libertadores, FMI, Ruth Cardoso, índio, enciclopédia, papa, faça você, Tony Blair, Barra da Tijuca, África, química, Uruguaiana.


Fotos: Pedro Gigante
Matéria: João Xavi

Um comentário:

Unknown disse...

só doiiiido esse dia.
hahahahah

porradão o blog, tem que ser assim mermo, passando a mensagem!