sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Batalha do Conhecimento – 6° etapa, agosto de 2008.


Conforme o ano avança a grande final da Batalhada do Conhecimento vai ganhando sua cara. Enquanto alguns MC´s estão praticamente garantidos na etapa final, outros tantos seguem atacando rimas e mais rimas para conquistar um lugar ao sol. As disputas seguem cada vez mais acirradas, ao exemplo da primeira batalha da noite.


O primeiro confronto já trouxe toda emoção de uma disputa entre dois dos MC´s melhores colocados na tabela da BdC. LC e Drope EJC abriram a etapa de agosto botando fogo no CIC. Drope atacou com “Te escolarizar pra você se formar, vai se informar” e conseguiu avançar para fase seguinte. Júnior LG chegou devagarzinho em sua primeira participação na BdC, mas esquentou rapidamente no segundo round e levou a batalha contra DJ Bola para o terceiro round. No fim das contas, depois de uma votação acirrada, o novato se deu melhor. Conseguindo a vitória por 29 “mãos pra cima” contra 26. Fael encarou e venceu o cada vez mais solto MC Grilo.

Outro calouro, DG da BL (Beira da Linha), se portou bem no combate contra TH. Mais experiente, o MC de Niterói arrancou a vitória com a rima: “Falei do SUS, ai Jesus. Tem que pensar e fazer direito. Não pode votar em qualquer prefeito”. “Essa dupla dava uma boa faxineira”, foi assim que Marechal anunciou a batalha entre Panão e Mãozão. Panão levou a melhor. Uma das melhores batalhas da primeira fase aconteceu na disputa entre Yce, que evolui visivelmente a cada batalha, e Malone. “To sem brincando, mas pra quem não percebe to revolucionando”, foi a rima que, já no terceiro round, garantiu a vitória de Malone.


Ozama e Noquepi fizeram uma batalha sem muito brilho, não era uma noite inspirada para os dois MC´s. O niteroiense passou para a segunda fase. E para fechar a tampa da primeira fase, uma batalha daquelas! Nissim e Emissário foram até o terceiro round para decidir quem alcançaria a segunda fase. Emissário mandou bem nos eu rap viagem: “Salgou o cadáver, tiros e latidos. Cocaína, gelatina, pó royal”, o publico do CIC delirava. Mas Foi Nissim que seguiu em frente com: “O MC paga a própia passagem, que chega aqui e não fica de sacanagem, inspirado em Sabotage”.


A tabela da 1ª fase ficou assim (o vencedor em negrito)

LC X Drope EJC

Júnior LG X DJ Bola

Fael X MC Grilo

DG da BL X TH

Panão X Mãozão

Yce X Malone

Noquepi X Ozama

Nissim X Emissário

Na abertura da segunda fase Drope EJC encerrou a primeira participação de Júnior LG na BdC. Fael e TH fizeram uma batalha bem disputada. O segundo levou a melhor com 51 votos contra 36, atacando com a rima “Eu faço a rima aqui e você vai lembrar em casa. Não tem câmera, mas na sua mente grava”. Malone venceu Panão e seguiu em frente sem muitas complicações.

As eleições realmente surgiram como um tema forte nesta edição da batalha. A exemplo disso tivemos a rima de Nissim: “Vai pra rua pra conseguir algum, não arruma nenhum. Número do vereador: 22.171”. Não deu pro Noquepi.


A tabela da 2ª fase ficou assim (o vencedor em negrito)

Drope EJC X Júnior LG

TH X Fael

Nissim X Noquepi

Malone X Panão

Drope garantiu a vaga na final atacando com “MC, Maluco Criativo”, TH tentou com: “Na favela várias crianças passando fome, enquanto isso os atrasados acreditam em Lobisomem” , mas não foi o bastante. Enquanto Malone falava do “poder de quem pode menos”, Nissim venceu essa grande batalha usando e abusando de suas rimas mágicas: “No estilo sin-sin salabin, mandando uma idéia mágica que não é trágica”.


A tabela da semi-final ficou assim (o vencedor em negrito)

Drope EJC X TH

Nissim X Malone

A final foi recheada de onomatopéias e figuras de linguagem. Nota 10 pros MC´s que entortam a própria língua para reinventar a língua portuguesa com rimas altamente criativas. Nissim usou intuição, palavra proposta no quadro, para a rima: “Intuição, socialismo soviético. Até porque, com muito amor, não prevalece o mesmo ditador”. Mas, já no terceiro round, Drope garantiu a vitória com: “Questão de amador, quero ser o que não ama a dor”. Vitória pra Drope, que somou 15 pontos mais e agora divide com Nissim o topo da tabela da Batalha do Conhecimento.


Tabela de pontuação:

Drope EJC: 40 pontos

Nissim: 40 pontos

LC: 25 pontos

Noquepi: 16 pontos

TH: 14 pontos

Malone: 8 pontos

Losao: 8 pontos

Coé: 7 pontos

Fael: 7 pontos

Rico: 4 pontos

Emissário: 4 pontos

MP: 3 pontos

Yce: 2 pontos

Feijão: 2 pontos

Panão: 2 pontos

Grilo: 1 ponto

Airá: 1 ponto

ODD: 1 ponto

Maomé: 1 ponto

Gil: 1 ponto

Ozama : 1 ponto

Tauan: 1 ponto

Lepo: 1 ponto

Júnior LG: 1 ponto