quinta-feira, 7 de agosto de 2008

.Batalha do Conhecimento - 5° etapa, julho 2008.

Batalha do Conhecimento em pleno mês de julho poderia até ser chamada de edição de inverno. Como no Rio até o inverno é quente, o clima das batalhas não foi diferente! Além do calor habitual essa edição guardou alguns momentos de tensão entre duas famílias. Famílias de sangue, e famílias da rua. Emoções que só a BdC proporcionam pra quem chega junto no CIC na última quinta do mês.

A noite foi aberta com a exibição do filme Quase dois irmãos. O longa roteirizado e dirigido por Lucia Murat apresenta uma das teorias para a criação da Falange Vermelha (que futuramente se converteria em Comando Vermelho). Nos anos sessenta, em plena ditadura militar, presos comuns foram colocados juntos a presos políticos. A troca de experiências entre os dois grupos estabeleceu um tipo de ideologia seguida pela Falange.

O filme ainda faz um paralelo com aquela época e a atual situação do tráfico nas comunidades cariocas. Pra quem não conseguiu chegar cedo vale a pena dar um pulo na locadora mais próxima e conferir a película. Não é um filme difícil de ser encontrado, e fala mais da nossa vida do que a maioria dos filmes que a gente costuma assistir por aí. Fica a dica!

Anastácio, uma das figuras mais celebres dessa curta história da BdC deu o ar da graça e, com sua espontaneidade ímpar, ajudou a deixar a rapaziada no clima para o começo dos trabalhos. O primeiro embate da noite aconteceu entre Emissário e Ber MC. Além das derrapadas do adversário, Emissário contou com sua popularidade para vencer essa primeira batalha.

A segunda batalha confirmou logo de cara uma tendência que vem se construindo a cada etapa da BdC. MC Grilo e Noquepi são, respectivamente, de São Gonçalo e Niterói. A presença maciça de MC´s que vêm do outro lado da poça. Apesar de estar estreando na BdC, Noquepi mostrou um estilo agressivo e superou o também talentoso Grilo.

Nissin, um dos MC´s que ocupa o topo da tabela, atropelou as bases e quase derrapou na missão contra o MC Yce, que segue evoluindo a cada participação. Losau, outro niteroiense, venceu o paulistano Ozama e seguiu para segunda fase.

A mais divertida das batalhas foi protagonizada por Tauan e o grande Anastácio. Com seu estilo único, a famosa rima de breque, Anastácio arrancou aplausos e gargalhadas da platéia. O barulho e as mãos pra cima ficaram com Tauan, classificado para a próxima fase.

Dois estilos bastante diferentes na batalha entre MC Colômbia e Fael. O primeiro altamente policio; o segundo citou a namorada e teve a rima classificada como “bonitinha”. Fael seguiu em frente.

Lepo e Bizarro tiveram a batalha decidida voto a voto. Resultado final 54 X 34, a favor de Lepo. Pra fechar a primeira fase TH e MC Rico fizeram valer a experiência e apresentaram ao público uma das batalhas mais disputadas da noite. TH levou a melhor e avançou na disputa.

A tabela da 1° fase ficou assim (Vencedor marcado em negrito):

Emissário X Ber MC

Grilo X Noquepi

YCE X Nissin

Losau X Ozama

Tauan X Anastácio

Colômbia X Fael

Bizarro X Lepo

TH X Rico

O já clássico pocket show rolou antes mesmo da abertura da segunda fase. O artista convidado da vez foi Akira. Mesmo com todas as dificuldades que a gente já conhece o MC acaba de lançar um disco independente. As produções, de primeira qualidade, são assinadas por gente como A.G. Soares (o Apollo do grupo Pentágono) entre outros.

Akira segurou a onda. Fez um show redondo e muito bem recebido, o que é um desafio no meio desse formato de batalhas. Alguns dos refrões foram acompanhados pela platéia. Quem não conhecia as músicas também interagiu com o show da forma que pôde. Ponto pro Akira! Quem quiser conferir uma pequena prova do trabalho do cara, é só acessar o myspace.

Nem mesmo a simpatia de Emissário foi o bastante pra superar Noquepi na batalha que abriu a segunda fase. Dois parceiros de crew, Nissin e Losau, combateram fizeram a batalha seguinte. Não foi a primeira, e não vai ser a última vez que vamos falar de uma disputa entre niteroienses. Nissin levou a melhor! Do outro lado da tabela, Fael e Tauan fizeram uma batalha equilibrada. Vencida por Fael, que apelou para a nação Rubro Negra, fechando a rima com: “Quem é flamenguista bate palma”.

Lepo e TH fecharam a segunda fase com uma batalha digna de muito barulho. TH foi obrigado a se desdobrar nas rimas com chocolate e impor um flow cheio de swing pra avançar para a próxima fase.

A tabela da 2° fase ficou assim (Vencedor marcado em negrito):

Emissário X Noquepi

Nissin X Losau

Tauan X Fael

Lepo X TH

Com o tempo quase estourado a semi-final começou tensa! Noquepi e Nissin, ambos da Família Conjuntivite, colocaram a prova a qualidade dos MC´s niteroienses. Nissin atacou com a rima: “Será que um remédio vai me tirar o tédio? Fico bolado de morar no meio dos prédios”. A resposta de Noquepi não ficou por baixo: “Tem que ter senso crítico para poder avaliar, senão essa cambada de político vai continuar a te roubar”. A batalha foi decidida com a contagem de “mãos para cima”, placar final: Nissim 59 X 61 Noquepi. Mais equilibrado impossível!

Uma das coisas mais legais de acompanhar a batalha desde a primeira fase é perceber como os MC´s vão aquecendo a cada combate. E como eles chegam quentes nas finais! Com TH e Fael não foi diferente. Fael tirou da cartola um flow com influências de Funk, um dos grandes momentos da noite! Mesmo com essa manobra de classe, TH conseguiu reverter o resultado e conquistou sua vaga para a final.

A tabela da semi-final ficou assim (Vencedor marcado em negrito):

Noquepi X Nissim

Fael X TH

A rima do boné acontece enquanto o chapéu é passado pela platéia afim de arrecadar uma grana pro vencedor da batalha. Marechal usou o momento pra resumir bem qual o clima do evento: “Não importa se você mora na favela ou no condomínio, a gente vem aqui exercitar o raciocínio”. Com o boné devidamente recheado foi dado início a batalha final!

A final desta edição traria uma situação completamente inusitada. Em sua primeira participação na BdC, Noquepi chegou a final e encontrou de frente ninguém menos que TH. Além de membros da mesma crew, a bolada Conjuntivite, os dois compartilham um nível de parentesco mais profundo. Noquepi e TH são primos. Família de sangue que se confronta na final de julho da BdC!


Os temas da final criaram um desafio a mais para a criatividade dos MC`s. Trance e Patricinha foram sorteados entre diversos temas propostos pela platéia. A imaginação dos Mestres de Cerimônia trouxe a tona rimas como: “Vagabuno para a sociedade porque eles não agüentam os parceiros que falam a verdade”, vinda de TH. E: “Valoriza e sei valorizar a pureza quando encontra o olhar com o olhar”, de Noquepi.

A vitória da etapa ficou com Noquepi. Mas esta edição da batalha confirmou aquela velha máxima: “amigos, amigos, negócios a parte”. Na hora H ninguém dá chance pro adversário! Mas, no fim das contas, é muito bom perceber que o conflito fica restrito as batalhas, e os golpes a força das rimas. Vitória pra Niterói, vitória pra conjuntivite e vitória pra todo mundo que aprecia a bela arte das rimas improvisadas.


Tabela de pontuação:
Nissin: 33 pontos

LC: 25 pontos

Drope EJC: 22 pontos

Noquepi: 15 pontos

TH: 11 pontos

Losao: 8 pontos

Coé: 7 pontos

Fael: 6 pontos

Malone: 5 pontos

Rico: 4 pontos

Emissário: 4 pontos

MP: 3 pontos

Yce: 2 pontos

Feijão: 2 pontos

Grilo: 1 ponto

Airá: 1 ponto

ODD: 1 ponto

Panão: 1 ponto

Maomé: 1 ponto

Gil: 1 ponto

Ozama : 1 ponto

Tauan: 1 ponto

Lepo: 1 ponto


Algumas das palavras escritas no quadro:
Virtude, educação, esporte, Pequim, astrologia, break, erva, ninja, selva, Lapa, casa, gentileza, santa, nativo, maldito, circo, bon-senso, África, chocolate, poder, valor, Madureira, soberba, Japão.

Fotos: Pedro Gigante
Matéria escrita por João Xavi, ao som de:
Rage Against The Machine - The Batle of Los Angeles
Mamelo Sound System - Operação parcel, ou remixália